Aprender

Aprender não é a mesma coisa que adquirir informação. Aprendizado é uma disciplina sistêmica, que envolve a totalidade do nosso ser.

Aprendizado se consolida na experiência e na história pessoal: o saber que se encontra com o fazer e o ser. É necessário construir a aprendizagem a partir de seu lugar no mundo, a partir de sua realidade, como preconizou Paulo Freire. 

A construção do conhecimento acrescenta páginas a um livro que já vem sendo elaborado em sua vida desde o nascimento; não pode ignorar a história de cada indivíduo.

O aprender é um fundamento do que significa ser humano. Nossa maior vantagem evolutiva é e sempre foi nossa capacidade de construir e disseminar o conhecimento em grande escala, de forma cooperativa. Por esse motivo, aprender não é uma atividade solitária. A aprendizagem é um processo comunitário.

Aprender é uma manifestação de nossa vontade de potência. O Super-homem de Nietzsche é a realização máxima de uma jornada de aprendizagem. O homem que aprende é o homem que supera a si mesmo, erigindo um edifício onde pode superar sua própria história. Aprender é transcender.

Aprender é um ato de humildade.
O aprender exige que se abra espaço para o que é novo. É preciso abrir mão de um pedaço de você e permitir-se reconstruir.

Postagens mais visitadas