Um professor severo

Tentar conter o tempo é como beber água numa fonte fazendo uma concha com as mãos. Antes de levar a água até a boca, é possível vê-la escorrendo entre os dedos e escapando rapidamente, até restarem apenas as mãos úmidas. É difícil saciar a sede dessa forma.

Nenhuma quantidade de tempo é suficiente, em uma vida, para saciar a sede que temos. Para nós, mortais, o relógio é um lembrete macabro da finitude, da falta de significado, do esquecimento inevitável.

O tempo é como uma locomotiva em velocidade máxima, irrefreável, furiosa, inamovível e firme em sua marcha, atravessando o prado, contornando as montanhas, cortando as colinas, surda e cega. Nada é capaz de conter seu avanço. 

O tempo não tem piedade, não abre exceção, não escuta ninguém. O tempo é um sádico, que se arrasta vagarosamente nas horas de dor e se apressa como um uma águia nas horas de prazer. O tempo se deleita ao ver os mortais implorando por um pouco de sua misericórdia, apenas para despejar, sem rodeios, sua indiferença gélida, em resposta. O tempo não dá segundas chances, não perdoa, não recua.

O tempo é um professor severo, um remédio amargo, um guerreiro invencível, um bebê impaciente, um velho sábio, um jovem insensato, um adulto responsável. O tempo é translúcido, invisível, mas também opaco, tangível. O tempo contém tudo e nada o contém. 

A ironia é filha do tempo. O arrependimento, seu escravo. A paciência, sua aliada. O conhecimento, seu espelho. O tempo é uma divindade pagã, sedenta por sacrifícios. O algoz de todas as almas.

O tempo distribui suas porções a cada ser vivo, uma única oportunidade, como um cavalo encilhado, passando veloz diante de nós. Nem todos recebem a mesma quantia, alguns recebem poucos minutos, outros muitas décadas. Não há um critério, apenas o acaso. 

O tempo não se importa com nada mortal. Ele existe, mesmo que o mundo todo seja tomado por fogo. Ele não se importa com impérios. Não se importa com o seu cargo. Não se importa com seu talento. Não se importa com seus motivos. A sua única motivação é o caminho, a marcha, o avanço. 

Postagens mais visitadas