Experiência mental
Eu construí uma máquina do tempo! Sim, um grande feito de engenharia e física! Como minha primeira aventura, retornei ao século 17, pois queria conhecer Bach.
- "Olá Johann, eu vim do futuro!"
- "Do futuro? Isso é incrível!"
- "Sim, de fato!"
- "E como é o futuro? Imagino que a música alcançou o seu auge, não posso nem conceber quais maravilhas a humanidade alcançou nesta arte divina!"
- "Então.... Deixa te explicar.... Veja, as coisas estavam indo bem... mas algo aconteceu.... Espera, eu te mostro"
Entramos na minha máquina do tempo, eu e Bach. Ao chegar no ano de 2022, eu comecei a mostrar algumas músicas no spotify. Ele ficou em silêncio. Resolvi então leva-lo a um baile funk. Ele assistiu tudo com um semblante sereno, mas sem expressar qualquer reação. Nem um músculo da face se movia, como um boneco de cera.
Depois, o levei para um show de sertanejo "sofrência". A mesma apatia se apresentava, mal respirava. Em um dado momento, ele parou um tempo para observar as pessoas que assistiam o show. Após alguns longos minutos de silêncio reflexivo, Bach agradeceu e pediu para voltar para casa. Entramos na máquina do tempo e durante todo o percurso, nenhuma expressão, nenhum comentário, nenhum suspiro.
Chegamos ao século 17. Bach se despediu e eu voltei para o século 21. Depois, descobri que havia alterado a linha do tempo. No Wikipedia, descobri que Bach havia interrompido sua carreira musical precocemente, desistido de tudo e se tornou um padeiro. A história nunca conseguiu explicar por que ele abriu mão de tudo.
Muitos outros músicos do período clássico e do romantismo simplesmente não apareciam em nenhum registro. Ninguém sabia da existência de Chopin, Beethoven, Mozart, Rachmaninoff. Não havia Jazz, não havia Rock. Algo muito errado estava acontecendo. Tive a ideia de abrir meu Spotify.... e para minha surpresa, descobri que minha alteração da linha do tempo havia antecipado o surgimento do Sertanejo Universitário em 150 anos.
Agora, minha máquina do tempo parou de funcionar, e não tenho mais como consertar o meu erro.